sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Samhain (Halloween)


O Samhain, também chamado hoje em dia Halloween, (coincide nas comunidades cristãs com a Véspera de Todos os Santos e o dia dos Mortos, e Terceiro Festival da Colheita nas ainda existentes culturas que celebram rituais pagãos), é dos mais importantes marcos do antigo ano celta. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos os cerimoniais fora da comunidade que ainda guarda o culto da Deusa-Mãe e o mais mal-interpretado e temido.
Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão") e é altura em que os poderes místicos são reforçados a coberto da noite que agora é mais longa.
A mistura das culturas e a adaptação de cada época aos antigos cultos deu origem a diversos costumes:
A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (10 de Novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. É observado pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.
Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.
Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos montes em honra aos antigos deuses e deusas e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.
As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal, a leitura das mãos e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.
Cores : preta, laranja, roxo.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs, beladona, fetos, linho, urze, verbena, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha.

Hemisfério Norte: 31 de Outubro
Hemisfério Sul: 1 de Maio

Nesta noite atrevam-se a olhar para os vossos desejos mais ocultos… mas… muito cuidado com o que desejam!!!!

Este texto foi carinhosamente enviado pela minha querida Amiga Asyul, a Bruxa que dança :-D
Obrigada, minha querida, pelo texto e por todas as danças da Vida que temos dançado juntas!!

1 comentário:

Asyul Najima disse...

Hello sweet Anouska!!!!!!!!!! Podes sempre dizer que o textozinho veio da tua amiga Asyul! Bjsssssssssssssssss de bruxa-que-dança